Gambozinos

Um Gambozino também chamado de gambuzinho, é uma criatura mitológica Portuguesa muito ágil e difícil de encontrar.

Gambozinos podem ter várias formas, vivem em Campos aonde podem esconder-se facilmente entre a vegetação, rochas ou cavernas. Algumas pessoas dizem que parecem coelhos, mas tem um rabo grande, chifres e pequenas asas que ajudam a locomover-se mais rapidamente, fazem muito barulho ao correr pois movimentam muitas folhas.

A comida preferida dos Gambozinos são pedacinhos de bolacha maria, e quando comem cantam de felicidade com um som semelhante a uma buzina.

Quando nascem são pequenos e brilham no escuro como pirilampos, mas com luzes de várias cores, ao crescer um pouco ficam parecidos com uma rã, mas com características de um pequeno macaco, começam a subir nas árvores e atirar pinhas para distrair quem os procura.

Dizem que quando são mais adultos são como um pássaro grande, daqueles que não voam, tipo um avestruz. Os Gambozinos mais velhos, com mais de 100 anos são muito grandes e parecem árvores, até conseguem disfarçar-se.

São inofensivos com adultos, pois tem medo deles, mas podem atacar as crianças que andam sozinhas durante a noite.

No Algarve eles não crescem muito, vivem na praia, escondem-se na areia e só aparecem nas noites de lua cheia. Alguns mais pequenos escondem-se em conchas.

Para caçar Gambozinos é preciso um camaroeiro, uma lanterna para evitar ataques e um saco escuro, pode ser de papel, para acalma-los, pois eles não gostam da luz.

Poucas pessoas tiveram a oportunidade de encontrá-los quando alguém mandou-os caçar Gambozinos.

Vai caçar Gambozinos é uma expressão usada para mandar uma pessoa ingênua procurar algo para fazer ou para engana-la. Pode ser usada no mesmo sentido de “desampara-me a loja”.

Em Espanha Gambuzinos são chamados de Gamusino.

Para você, como é um Gambozino? Alguém aí já conseguiu ver um?

Manda um bitaite