Caretos

🇵🇹 Caretos

De origem mais antiga do que o natal, jovens com máscaras e roupas coloridas correm e saltam pelas ruas das vilas em grupos fazendo travessuras e recebendo ofertas de enchidos e comidas.

A tradição que ocorre principalmente em aldeias do distrito de Bragança na região de Trás-os-Montes, teria origem celta e romana, ligada a fertilidade e a agricultura, com o objetivo de afugentar o mal das plantações durante o início do inverno, perto do natal, e o início da primavera, próximo ao carnaval.

Na Aldeia de Varge há uma reunião no dia 24 de dezembro para os preparativos da festa dos rapazes, quando os jovens aparecem após a missa de natal vestidos como caretos e espalhando o caos.

Em Ousilhão, a tradição tem algumas particularidades, é celebrada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, após a missa do dia de Santo Estevão. Os grupos de caretos são compostos por um rei, dois vassalos e mordomos.

Em Podence há o tradicional Entrudo Chocalheiro, no carnaval e por lá os Caretos de Podence receberam em 2019 o título de patrimônio imaterial da humanidade, pela Unesco.

Veja também Santos Populares

Manda um bitaite